Exercício 0 “FORMAÇÃO TEÓRICA”


Abordagem teórica de vários temas, tais como, travar de forma correta e em segurança, posição correta das mãos no volante, descrever as melhores trajetórias, compreender como a transferência do peso / massa afeta o comportamento do veículo em várias situações do dia-a-dia, análise e prevenção dos riscos e situações críticas.

Exercício 1 “SLALOM”

DESCRIÇÃO: O exercício é realizado em alcatrão, a uma velocidade inicial de 60 km/h, seguindo uma linha definida por 12 cones colocados a uma distância de 18 m cada.

OBJECTIVO: O desempenho é avaliado medindo o tempo de condução entre os portões de partida e chegada.

Exercício 2 “DRIFT DRIVE”

DESCRIÇÃO: O exercício é realizado numa pista circular com diferentes raios (30, 40, 50 m). O piso é molhado e composto por bases de asfalto, cimento ou de paralelepípedos. 

O carro é impulsionado na pista circular até a velocidade máxima permitida pelo limite de aderência lateral dos pneus.

OBJECTIVO:  Controlar o veiculo apenas com o acelerador e direcção, com movimentos suaves e precisos, de forma a evitar 360º

Exercício 3 “SMOOTH DRIVE”

DESCRIÇÃO: O exercício é realizado em alcatrão, a uma velocidade inicial de 50 km/h, seguindo uma linha definida por 12 cones colocados a uma distância de 18 m cada.

OBJECTIVO: é percorrer a totalidade do percurso, sem que a bola caia do prato de suporte, que está acoplado ao veículo. Pretende-se treinar a suavidade nas manobras, e tomar contacto com a importância da transferência de massas durante a condução.

Exercício 4 “EMERGENCY BRAKING”

DESCRIÇÃO: O exercício é realizado em diferentes tipos piso (seco e molhado), realizando uma travagem à velocidade de 85 km / h. Realiza-se em 2 tentativas com ABS ON e OFF

OBJECTIVO: Controlar o veiculo durante uma travagem de emergência em diversas condições de piso, com níveis de dificuldade diferentes dependendo da intervenção do ABS ou não.

Exercício 5 “PRECISION DRIVE”

DESCRIÇÃO: O exercício é realizado numa pista de alcatrão, com zonas de fraca aderência, simulando uma situação real em condições extremas. Este exercício permitirá ao condutor desenvolver reflexos, melhorar a sua agilidade e o controlo do carro.

OBJECTIVO: O objetivo é completar o circuito sem tocar nos cones, no menor tempo possível.

Exercício 6 “INTRODUÇÃO À PISTA”
A sua primeira abordagem à pista para que se aperceba das trajetórias ideais do circuito. Na primeira volta irá como passageiro, ao lado de um dos nossos instrutores. Depois será a sua vez de conduzir, durante 2 voltas, a uma velocidade moderada e sempre sob orientação do instrutor.